quinta-feira, 11 de março de 2010

Metodologia

Cine-Teatro Alegria, Serra (ES)

A metodologia do projeto caminha por um exercício de mostrar outra forma de pensar a escola e o cinema. Queremos enxergar o Cine-Teatro Alegria como um possível espaço de articulação e diálogo permanente entre os diferentes níveis de ensino. Pensar cultura, trabalho e sociedade acompanhados de um olhar cinematográfico. Dentro da sala escura podemos clarear ideias, pensamentos e conhecimentos.

A cada sessão será mostrado aos estudantes uma perspectiva técnica (diretor, ano e lugar de produção da obra, atores e personagens, etc.), estética e narrativa sobre o filme que irão assistir e refletir. Afinal, o cinema é uma peça narrativa que conta uma história e que para isso, existe uma linguagem e sistemas significantes.

Os sistemas de significação usados pelo cinema passam basicamente pela câmera (movimentos, angulações, espaços, suporte digital ou película, planos e cores); iluminação, ou seja, a luz como um pincel delineador de texturas, formas e fotografias claras, escuras, realistas ou surrealistas; o som (trilha sonora, som ambiente ou externo) e a montagem.

Cinema e educação se relacionam como processo de humanização. E cada filme, antes de ser exibido, será estudado pelo coordenador e monitores do projeto. No estudo, os temas transversais - ética, cidadania, meio ambiente, sexualidade, trabalho, linguagem, comunicação e consumo - das diretrizes curriculares de ensino, serão colocados em diálogo com o filme e, consequentemente, em diálogo com as disciplinas oferecidas em sala de aula. Na primeira etapa o aluno é preparado pelo professor para assistir uma aula no cinema. Em um segundo momento, o estudante é apresentado à obra fílmica sendo provocado a observá-la de maneira crítica. No último momento, o professor e os alunos levam a discussão levantada pelo filme para dentro de sala, produzindo pesquisas e matérias em texto, vídeo, fotografia etc.

O blog Sala de Cinema será um espaço amplificador deste trabalho, onde postaremos informações sobre os filmes que serão trabalhados e o conteúdo produzido pelos estudantes da rede pública de ensino de Vila Velha e Serra que participarem do projeto. Aqui será o encontro da interação entre cinema, educação e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário