segunda-feira, 3 de maio de 2010

A princesa e o sapo

Cine-Teatro Alegria, Serra (ES)

titulo original: (The Princess and the Frog)
lançamento: 2009 (EUA)
direção: Ron Clements , John Musker
atores: Anika Noni Rose, John Goodman, Terrence Howard, Keith David, Bruno Campos
duração: 97 min
gênero: Animação 


site oficial:http://disney.go.com/disneypictures/princessandthefrog/ 
estúdio: Walt Disney Pictures

Sinopse 

Tiana (Anika Noni Rose) é uma bela jovem que vive em Nova Orleans. Desde criança ela sonha em ter um restaurante próprio, o que faz com que tenha dois empregos e junte o máximo de dinheiro possível. Para conseguir a quantia necessária para que possa enfim alugar o imóvel de seus sonhos, ela aceita trabalhar na festa realizada por Charlotte LaBouff (Jennifer Cody), sua amiga de infância. Charlotte deseja conquistar o príncipe Naveen (Bruno Campos), que acaba de chegar à cidade. Entretanto, um incidente faz com que Tiana troque de roupa e, no quarto de Charlotte, use um de seus vestidos. É quando surge um sapo, anunciando ser um príncipe e pedindo a Tiana que lhe conceda um beijo, para que o feitiço nele aplicado seja quebrado. De início Tiana acha a ideia repugnante, mas aceita ao receber a promessa do príncipe de que conseguirá para ela a quantia necessária para concretizar o aluguel. Só que, ao beijá-lo, ao invés dele se tornar humano novamente, é Tiana quem se transforma em sapo.

Veja os trailers:











Tópicos para reflexão

  •   Linguagem com animação tradicional da Disney.

  •   Os sonhos são os materiais iniciais da ação. Criam-nos objetivos e motivação. Aderir aos sonhos é essencial para a formação da sua identidade;

  • A importância do núcleo familiar na formação dos valores existenciais, morais e sociais do indivíduo;
  • A importância da convivência e o respeito pelas diferenças;
  • A música como forma de expressão;
  • As diferenças entre classes sociais são a todo o momento destacadas no filme;
  • O filme tem um “personagem” essencial: a cidade de Nova Orleans (EUA) e sua variada e extensão cultura formada por diferentes povos.
          
       Curiosidades


A cidade é a capital do estado norte americano de Louisiana, e foi fundada por exploradores franceses, com o nome de Nouvelle Orléans (ver, entre outros, o link). Fundada em 1718, por Jean Baptiste le Moyne. Seu nome é uma homenagem a Filipe, Duque de Orléans, o chefe de estado da França à época. Sendo uma área portuária, na região do importante Rio Mississipi e do Golfo do México, foi desenvolvida por diferentes povos, especialmente das culturas francesas, espanholas e afro-americanas, criando uma cidade multicultural, de marcantes música e culinária.

Tornou-se o berço e um dos mais importantes pólos do Jazz, a tradicional música norte-americana. Os fundamentos deste movimento musical estão na intensa e variada gama de expressões musicais e cências dos povos que ali conviviam. Tudo estava ao alcance dos sentidos: ópera francesa, folk songs, as danças espanholas, marchas prussianas, canções napolitanas, melodias cubanas, ritmos africanos, blues, spirituals, shouts, ragtime e outras expressões musicais.

Até os anos de 1930 a cidade foi a “capital do jazz”, formando e exportando grandes músicos de jazz (ver, em especial, esse link). Hoje retomou seu referencial cultural no cenário mundial e é palco de grandes eventos da música e do Jazz (ver, em especial, o link), além de ter-se mantido como cenário de grandes filmes, compondo o imaginário do cinema americano, desde o clássico “Um Bonde Chamado Desejo” (baseado na peça teatral de Tennessee Williams e dirigido pelo magnífico cineasta Elia Kazan em 1951, com Marlon Brando e Vivien Leigh), até o nosso A PRINCESA E O SAPO.

Características que favoreceram este cenário multicultural: 
 “Cultivo da tradição franco - espanhola; pela existência de duas diferentes populações negras, a americana e a creole, que gerava uma série de tensões humanas que excitavam a criatividade popular; presença de uma rica atividade musical européia, popular e erudita, e por último, Storyville, o bairro boêmio da cidade, onde todos esses elementos se cruzavam, nos honk tonks, onde todas as classes se entrecruzavam, sem distinções de classes ou preconceitos” (extraído daqui


  • O conto de fadas em que o sapo é transformado em príncipe após o beijo da princesa é reinterpretado. Ocorre uma inversão, com a princesa se transformando em uma rã, invertendo a orientação interpretativa: a vida está mais calcada na realidade das ações e decisões que tomamos do que em fatalidades do destino, orientação reforçada no contexto do embate entre os elementos espirituais e místicos – representando o mal e o bem – presentes no filme. Configurados nos personagens do mestre do Vudu e na Maga da Floresta; 
 
  • Fazemos um passeio pela natureza junto com os sapos e seus amigos. Percebemos a importância de cada bicho para o meio ambiente além de observarmos um pouco sobre o processo de cadeia alimentar (crocodilos tentam comer os sapos, os sapos comem moscas, etc.)

Sugestões de atividades em sala
Artes
·         Produção de animação de desenhos em Flip-Book a partir do universo que vemos no filme.
·         Apresentação e informação sobre o Jazz: sua história, origens e sua sonoridade.
·         O filme utiliza da música como forma de expressão. Propor um trabalho de pesquisa sobre qual música que cada aluno se identifica e que considera sua trilha sonora.
Língua Portuguesa
·         Propor redações sobre o tema do filme como forma de despertar a criatividade da criança. Por exemplo, propor produção de texto a partir da pergunta: O que aconteceu depois que a princesa beijou o sapo? O aluno pode criar a história que quiser; ou então: Qual o sonho da minha vida?
Geografia
·         O filme se passa em Nova Orleans, local atingido pelo furacão Katrina anos atrás. Usar esse contexto para citar desastres ambientais que estão atingindo o mundo.
·         Sugestão da identidade cultural da cidade de Serra, que é também formada por uma diversificada gama de influências culturais, principalmente dos povos europeus e africanos. Um paralelo entre o jazz e o congo como formas da expressão musical de origem afro e sua conversão e adaptação em terras americanas, no norte e no sul;
·         Pedir para o aluno listar três animais que aparecem no filme e dizer quais suas funções e importância para natureza.
·         Propor um trabalho sobre as diferenças de classes sociais comparando o que vemos no filme com a nossa sociedade.
História
·         Esta é a primeira princesa negra apresentada nos desenhos da Disney.
Avaliar o contexto em que isso se acontece, as características de sua realeza (que são diferentes da realeza tradicional européia. Ela se torna princesa após casar com um príncipe de uma nação africana, onde há uma forte e milenar tradição de realeza e linhagens de nobreza, mas obedecendo outra mitologia).
Utilizar isso para despertar a atenção sobre a cultura negra e suas raízes africanas, em tempos de Copa do Mundo.

Ciências

·         Propor um estudo sobre cadeia alimentar.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Palavra (en)cantada

Cine-Teatro Alegria, Serra (ES)



lançamento: 2009
direção: Helene Solberg
duração: 82 min
gênero: Documentário
status: em cartaz

Sinopse
Palavra (En)Cantada é um documentário de longa-metragem (86min), dirigido por Helena Solberg, que percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.

Veja o trailer:


Temas pra abordar na sala de aula:


Aula de Língua Portuguesa
Pré-sessão
·         Antes dos alunos irem para assistir ao filme, o professor deve fazer um trabalho de apresentação básica sobre a música popular brasileira e seus principais representantes (aqueles apresentados no documentário), além da influência de poetas (também apresentados no documentário) para o trabalho desses artistas. Isso funciona para o aluno se sentir mais familiarizado com o contexto do filme.

                 Pós-sessão
·         Explicação e contextualização da cultura de cordel. O professor pode dividir a turma em grupos e cada grupo pode produzir um material com os moldes estéticos dessa arte (textos e gravuras típicos dessa expressão popular);

·         Exercício de criação de poesia: cada aluno ou grupo sorteia um determinado número de palavras e cria uma poesia com esses elementos;

·         Exercício de desconstrução da palavra para encontro de novas palavras e, a partir daí, a criação de um texto, poético ou em prosa; por exemplo, na palavra UNIVERSO encontramos as palavras VERSO, VER, URSO, etc.

·         Exercício de criação por meio de uma música da MPB. Através da interpretação da letra, o aluno, em grupo ou não, produz um desenho, recorte de gravuras, vídeo, texto literário, etc.

·         Exercício de composição. A turma é dividida em grupos. Cada grupo fica com uma poesia ou prosa de algum dos escritores apresentados no filme. Cada grupo pode musicar a poesia ou texto, ou compor outra canção inspirada nos textos famosos.

Aula de História
·         Apresentação do contexto histórico por meio dos movimentos culturais apresentados no filme (Bossa Nova e Tropicália). O professor pode apresentar questões políticas e sociais que influenciaram esses movimentos.





quarta-feira, 17 de março de 2010

Tá chovendo hambúrguer

Cine-Teatro Alegria, Serra (ES)



titulo original: (Cloudy with a Chance of Meatballs)
lançamento: 2009 (EUA)
direção: Chris Miller , Phil Lord
atores: Bill Hader , Anna Faris , James Caan , Andy Samberg , Bruce Campbell
duração: 90 min
gênero: Animação
status: em cartaz

Sinopse
Na trama, baseada no livro de Judi e Ron Barrett, um jovem, nerd e fracassado cientista vive com o pai em uma cidade pesqueira situada em uma ilha. Cansado de viver das sardinhas que movimentam a economia local, Flint Lockwood cria um sintetizador de comida. Basta adicionar água e... pronto! Ele gera a comida que o usuário desejar. Um acidente, porém, coloca a máquina na estratosfera - e Flint, atendendo os desejos da população e do prefeito, começa a fazer chover comida várias vezes ao dia. Mas conforme cresce a montanha de comida desperdiçada, aumenta também a ganância - e a barriga - das pessoas...

Veja o trailer:

Temas pra abordar na sessão:

 Linguagem 
 - Linguagem da animação (uso intenso das cores e estética dos personagens)
Tópicos reflexivos
- Respeito às diferenças, reconhecimento alheio, aceitação X rejeição (atentar, como exemplo, o bulling nas escolas); 
- Educação alimentar, desperdício e excesso (“você acha que comida cai do céu?”) 
- Comunicação: jornalismo, o papel da televisão e mídias em geral; 
- Meio ambiente: o que é feito com o lixo?

Sugestões de atividades em sala
- Propor pesquisas e produções de texto (jornalzinho) sobre os temas abordados no filme (disciplina de Língua Portuguesa) 
- Estudo do tempo e meteorologia (disciplina de Geografia) 
- Estudo e pesquisa sobre inventores famosos e sua invenções (disciplina de História). Proposta de atividade: “Dia do inventor”, onde cada aluno cria uma invenção com objetos recicláveis que serão expostos para a escola.   
- Pesquisa de receitas saudáveis que mostram como aproveitar os alimentos (disciplina de Ciências) 
- Experimentos que mostrem de onde vêem os alimentos (plantar feijão no algodão, por exemplo) (disciplina de Ciências)




Eixos Temáticos
Além disso, para que um trabalho interdisciplinar seja realizado é preciso eleger EIXOS TEMÁTICOS. Esses eixos devem ser escolhidos pelo professor. É possível, inclusive, que mais de um eixo seja trabalhado por disciplina. A escolha deve ser orientada pelos objetivos de cada profissional. Assim, haverá o desenvolvimento de vários temas em torno dos assuntos abrangidos no filme. Sugerimos:

EIXO TEMÁTICO 1: VALORES ÉTICOS SOCIAIS
- O respeito aos diferentes níveis e tempos de aprendizagem no espaço escolar.
- Que valores queremos para nossa escola?
- A importância da família no acompanhamento da vida escolar.

EIXO TEMÁTICO 2: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E MUDANÇAS NO AMBIENTE
- 2010: o ano internacional da Biodiversidade
- Avanços que a ciência trouxe para a sociedade e, em especial, para a escola.
- Comunicação no mundo contemporâneo.
  
EIXO TEMÁTICO 3: ORIGEM E SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
- Palavras usadas em algumas áreas da Ciência.
- Origem das palavras da Lingua Portuguesa.
- Uso de dicionários na aprendizagem.
- Prefixos e sufixos.
  
EIXO TEMÁTICO 4: INFORMÁTICA NO MUNDO CONTEPORÂNEO
- História da informática.
- Qual a relação que minha escola tem com a informática?
- Que relação com informática eu gostaria dentro da minha escola.

 EIXO TEMÁTICO 5: O IMAGINÁRIO NO MUNDO INFANTIL
- Que tecnologia seria interessante no mundo de hoje?
- Que máquina eu gostaria que inventassem para mim?
- Qual a melhor invenção dos cientistas?




quinta-feira, 11 de março de 2010

Metodologia

Cine-Teatro Alegria, Serra (ES)

A metodologia do projeto caminha por um exercício de mostrar outra forma de pensar a escola e o cinema. Queremos enxergar o Cine-Teatro Alegria como um possível espaço de articulação e diálogo permanente entre os diferentes níveis de ensino. Pensar cultura, trabalho e sociedade acompanhados de um olhar cinematográfico. Dentro da sala escura podemos clarear ideias, pensamentos e conhecimentos.

A cada sessão será mostrado aos estudantes uma perspectiva técnica (diretor, ano e lugar de produção da obra, atores e personagens, etc.), estética e narrativa sobre o filme que irão assistir e refletir. Afinal, o cinema é uma peça narrativa que conta uma história e que para isso, existe uma linguagem e sistemas significantes.

Os sistemas de significação usados pelo cinema passam basicamente pela câmera (movimentos, angulações, espaços, suporte digital ou película, planos e cores); iluminação, ou seja, a luz como um pincel delineador de texturas, formas e fotografias claras, escuras, realistas ou surrealistas; o som (trilha sonora, som ambiente ou externo) e a montagem.

Cinema e educação se relacionam como processo de humanização. E cada filme, antes de ser exibido, será estudado pelo coordenador e monitores do projeto. No estudo, os temas transversais - ética, cidadania, meio ambiente, sexualidade, trabalho, linguagem, comunicação e consumo - das diretrizes curriculares de ensino, serão colocados em diálogo com o filme e, consequentemente, em diálogo com as disciplinas oferecidas em sala de aula. Na primeira etapa o aluno é preparado pelo professor para assistir uma aula no cinema. Em um segundo momento, o estudante é apresentado à obra fílmica sendo provocado a observá-la de maneira crítica. No último momento, o professor e os alunos levam a discussão levantada pelo filme para dentro de sala, produzindo pesquisas e matérias em texto, vídeo, fotografia etc.

O blog Sala de Cinema será um espaço amplificador deste trabalho, onde postaremos informações sobre os filmes que serão trabalhados e o conteúdo produzido pelos estudantes da rede pública de ensino de Vila Velha e Serra que participarem do projeto. Aqui será o encontro da interação entre cinema, educação e sociedade.

Apresentação


Cine-Teatro Alegria, Serra (ES)

O QUÊ
Cinema, filmes: entretenimento, lúdico, emoção. Contexto, informação, conhecimento.
Sala de Cinema é uma pesquisa sobre o cinema como fonte de conhecimento, desenvolvida por meio de projetos de exibição e análise de filmes e posterior reflexão, utilizando recursos de textos, fotografias, colagens, desenhos, cartoons e vídeos.
Também são aplicados projetos de ensino da linguagem cinematográfica e a realização de filmes curtas-metragens.
As atividades envolvem alunos e professores de redes municipais de ensino dos municípios de Vila Velha e Serra, na Grande Vitória. Em Vila Velha acontece nas escolas e na casa de Cultura da Barra do Jucu, tendo como objetivo a produção de filmes, e em Serra são duas salas de cinema que recebem os alunos para exibições monitoradas, cujas ações vocês podem ler em outros documentos neste blog. Em Serra a ação chama-se, por sugestão da Prefeitura, Cine-Teatro Alegria.
QUEM
A pesquisa tem a coordenação de Marcos Valério Guimarães, cineclubista, realizador, produtor, também estudante de Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo, atuando desde 1978 no ambiente cinematográfico.
Agrega também estudantes de comunicação, artes visuais, pedagogia e serviço social, que desenvolvem atividades em suas áreas tendo como meio de estudos e pesquisas o cinema.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Apaguem as luzes

cena do filme Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore

A linguagem cinematográfica possui elementos sonoros, visuais, poéticos e estéticos que nos tiram da apatia para um novo mundo. Assistir a um filme pode ser uma experiência transformadora. Na sala escura, os nossos olhos são testemunhas de que o meio audiovisual é capaz de nos fazer pensar, questionar e, por que não, nos educar.

Os filmes sempre querem dizer algo. Só precisamos ouvi-los com os olhos.

Seja bem-vindo à Sala de Cinema, um projeto que vai investigar a relação entre a sétima arte e a educação. Arrume um lugar na sala e fique à vontade.